Teman Daisy

Daisy M. Silanno

Bootcamp de programação

Guia completo: O que estudar para se tornar um cientista de dados

Para entender como começar em ciência de dados, é preciso compreender as linguagens de programação. Na área, temos a proeminência de Python, por ser uma linguagem orientada a objetos, versátil, extremamente limpa e apresentar uma série de bibliotecas já implementadas. Observando os diferentes tipos de cientistas de dados, percebemos que a atuação de profissionais dessa área pode ganhar diversas particularidades, dependendo do contexto.

Por isso, é importante ser analítico e saber dividir os problemas para chegar à solução de maneira ágil. Se você chegou até aqui, provavelmente tem um interesse genuíno em se tornar cientista de dados. Para muitas pessoas que desejam evoluir na carreira, o percurso para isso ainda é desconhecido. Afinal, há muitos caminhos e muitos assuntos a aprender e habilidades a adquirir. Por mais que estatística seja uma base da Ciência de Dados, é possível se tornar especialista nessa disciplina e ganhar reconhecimento pela força nessa área.

Como se inserir no mercado de ciência de dados

Nesse sentido, vale destacar que é necessário estar atento ao surgimento de novas tecnologias também. Para quem está buscando saber como se tornar cientista de dados, é importante lembrar que é possível entrar na área sem ter todos esses conhecimentos completamente https://agazetadoacre.com/2024/03/colunistas/guia-gazeta/9o-guia-gazeta/os-caminhos-para-se-tornar-um-cientista-de-dados/ desenvolvidos. No entanto, eles serão essenciais ao longo da sua jornada como data scientist. A pessoa cientista de dados também cuida da visualização dos insights encontrados e do compartilhamento desses achados para outras pessoas em uma linguagem compreensível.

como se tornar um cientista de dados

Elas ajudam a entender eventos que ocorrem ao longo de um período, de forma sequencial, como o número de vendas em uma loja em um ano. Assim, é possível estudar o comportamento dos dados nesse momento histórico. Como opções que você deve conhecer, citamos o Anaconda e as ferramentas de notebook, que preparam toda a estrutura para o desenvolvimento na nuvem. É fundamental também dominar o github e seus controles de versionamento para organizar a codificação e ter uma boa visão na programação em grupo. Além disso, outra vantagem de Python é dispor de um conjunto de elementos já configurados, como ambientes de desenvolvimento.

Por que ser um Cientista de dados?

Outro fator que diferencia cientistas de dados e o que fazem é a visão de negócios, ou seja, ser uma pessoa que compreende perfeitamente os problemas que analisa, pois entende o domínio do negócio. Nesse sentido, se a pessoa trabalha com saúde, deve entender da área; se lida com o setor automobilístico, também. Saber programar é crucial, pois grande parte do trabalho no dia a dia será criar códigos com base em uma linguagem, como Python ou R, para chegar aos resultados.

  • Outros setores podem necessitar de análises de dados que chegam via streaming para decisões em tempo real.
  • Por ser uma profissão nova, o mercado ainda está em fase de adaptação.
  • Também é importante saber aplicar técnicas de pré-processamento de dados no momento certo.
  • Muitos profissionais também buscam qualificações adicionais, como um mestrado em ciência de dados ou cursos especializados em ferramentas e técnicas relevantes.

Leia este guia e descubra que curso de programação online que melhor se adequa às suas necessidades. Depois de receber seu diploma de bacharel, o próximo passo, para se tornar um cientista de dados, também é bastante auto-explicativo – fazer um mestrado! Para ajudá-lo Os caminhos para se tornar um cientista de dados a iniciar sua carreira de web designer, selecionamos 7 dos cursos de web design online mais bem avaliados que você pode fazer agora mesmo. Esse foi um super resumo dessas carreiras, mas agora você deve ser capaz de ter uma ideia geral sobre o assunto.

O que é um cientista de dados? Salário, habilidades e como se tornar um

Sempre vai ter um outro profissional para te complementar e os dois, juntos, vão conseguir resolver o problema”, acrescenta Serra. De acordo com Serrajordia, o primeiro passo é identificar se você gosta da ciência de dados e ver se você se encaixa nesse perfil curioso e investigativo que o cientista precisa ter. Um outro desafio para Serra que o profissional pode enfrentar é ter que se tornar um bom pesquisador. Isso porque o cientista de dados precisa fazer pesquisas que o ajude a encontrar soluções. Se uma equipe de marketing precisa enviar um e-mail com cupom de desconto para os clientes, o cientista de dados pode identificar quem são as pessoas que têm mais chance de usar o cupom. A partir disso, o profissional consegue prever a probabilidade do advogado ganhar ou perder o caso.

()

LEAVE A RESPONSE

Your email address will not be published. Required fields are marked *